PCMG

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Déficit de Investigadores na Policia Civil de Minas Gerais

Aumento de vagas do último concurso é a solução para o problema

     Em agosto de 2014 foi realizada a prova objetiva do concurso para o preenchimento de mil vagas de Investigador I da Polícia Civil de Minas Gerais, ao todo 51.698 pessoas se inscreveram para o certame, e apenas 3 mil foram convocadas para a próximas fase, que consiste em exame psicológico. Mas o Estado de Minas Gerais ficou 6 anos sem realizar concurso para o cargo de Investigador I, conhecido anteriormente como agente de polícia, com isso o déficit de policiais na Polícia Civil cresceu, chegando a aproximadamente 5 mil, e que aumenta a cada dia .
O problema é que a polícia Civil conta com aposentadorias, desligamentos voluntários ou judiciais de servidores, mortes, doenças, entre outros, o que diminuiu ainda mais a quantidade do efetivo na ativa e quem sai prejudicado é a população. 'A Polícia Civil está em situação calamitosa e respira por aparelhos'.
Por esses motivos um grupo de excedentes e classificados nesse concurso lutam pelo aumento de vagas, porque as mesmas existem, o que é necessário é vontade política, para assim termos um Estado com mais segurança. Este grupo espera que o governador eleito, Fernando Pimentel-PT, cumpra com o prometido em campanha, melhorar o efetivo na área de Segurança Pública em 12 mil novos policiais, inclusive, aproveitando os concursos em andamento, conforme noticiado pela imprensa após a sua vitória.
Não faz sentido algum realizar um concurso com 51.698 inscritos - sendo que 20.066 foram aprovados, porque fizeram acima de 50% na prova objetiva - e não ampliar o número de convocações sabendo dos problemas enfrentados por Minas Gerais no quesito Segurança Pública, há vagas e pessoas aprovadas no concurso para preenchê-las.
 O certame tem validade de dois anos,  prorrogáveis por mais dois, esperamos que com esse novo ciclo político que se inicia em Minas a história da Polícia Civil seja mudada e reconhecida como uma polícia forte, porque é ela quem cuida das investigações e soluções de crimes.
Este grupo deseja fazer parte da Polícia Civil de Minas Gerais e lutará por uma polícia mais forte, principalmte com o aumento do efetivo.

     

Texto enviado por: Andreia Martins

Editado por: Veridiane Marcondes

8 comentários:

  1. muito bom, falou tudo, estamos na luta para uma melhor pc de minas

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o texto, agora é lutar, ter fé e não desistir.

    ResponderExcluir
  3. Excelente. Vamos a luta.
    #pcmgpormaisvagasinvestigador

    ResponderExcluir
  4. Não podemos deixar acontecer o mesmo que escrivão 2011 precisava de muita gente e chamaram poucos.
    Mudou o governador e nossas chances aumentaram segurança é foco hoje a violência ronda nosso estado como cidadão quero mais investigadores.

    ResponderExcluir
  5. Fiz apenas 35 pontos estou confiante nesses 2 anos pela frente, concordo com voces a Polícia Civil de Minas Gerais está esquecida e consequentemente Sucateada. Acho que esse concurso podia chamar mais de 8.000 novos investigadores e abrir novo concurso para Escrivão. Com a falta de efetivo a violência em Minas Gerais aumenta a cada dia mais, e poucos policiais que tem, ficam trabalhando sem parar . Temos que lembrar que último Concurso para Investigador foi realizado em 2008 e hoje estamos no final de 2014. O novo Governador de Minas Pimentel vai ter a disposição no Concurso mais de 19.000 candidatos para preencher as vagas de investigador, por que não efetivar? Lembrando também a falta de Escrivão que estão cansados de tantos plantões por falta de efetivo. Estou com esperança nesses dois anos pela frente acho que muita coisa boa estar por vir. Abraços e pode contar comigo pela luta de chamar os excedentes por que quero muito fazer parte da PCMG.

    ResponderExcluir
  6. É isso mesmo guerreiros, Deus no controle !!!

    ResponderExcluir